quarta-feira, outubro 29, 2014

Wyrd biõ ful ãræd - O Destino é Inexorável

Olá rapeize,

Bom, desculpe pela demora, coisas aconteceram, sou meio atrapalhado para postar aqui também, quem conhece e acompanha, sabe.

Indo direto ao ponto: eu decidi não postar mais nada sobre aquela parada de estágios.
Parei pra pensar um pouco sobre aquilo, po, que merda mais eu poderia dizer que os próprios artigos dos caras já não mencionassem?
Quero dizer, é diferente quando pego para falar de uma notícia ou algo do tipo. quando posto aqui, tento ser o mais claro possível sobre algo. Eu li e reli os artigos e cheguei a conclusão que eles já estão claros o suficiente, quero dizer, eu não tenho muito mais o que acrescentar, tampouco discordar. Talvez de uma coisa ou outra, mas se tratando do geral, isso se tornaria irrelevante.

Por fim, achei outra coisa para postar sobre: Destino!



"Wyrd biõ ful ãræd" - O Destino é Inexorável.

A vontade veio com a leitura de As Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell.
Devo ser honesto em dizer que estou viciado nesta saga. Apesar de ter me tornado cético ao logo dos anos, sempre tive um amor pela cultura nórdica, a mitologia, costumes, a forma de vida de um guerreiro, as odes aos deuses, e tudo o mais. Ora, não é pelo fato de eu ter me tornado cético, que não posso gostar de coisas assim.

Conforme fui lendo o livro, fui me viciando cada vez mais, e olha que isso foi uma surpresa até para mim mesmo, pois eu em médio levo de 1 a 2 meses para ler um livro, estes, estou lendo um livro a cada 2 ou 3 semanas, no máximo.

Já era pra ter lido à muito, na época eram apenas 4 livros quando conheci, mas sou do tipo de pessoa que gosta das coisas completas, principalmente livros, pois eles completos ganham sempre uma BOX foda.

Mas fui burro! haha
Eu comprei a box com 6; Devia ter pesquisado, são na verdade 8. O sétimo já estava na pré-venda pelo que vi uns tempos atrás, o oitavo eu lí que fora do Brasil já está sendo vendido.

Triste, mas talvez eu faça uma boa ação e dê os meus à alguém quando sair a box com os 8. Pois a verdade é que não gostaria de parar a sequência, estou terminando o quinto livro agora, quando estiver na metade do sexto, comprarei o sétimo, mas provavelmente acabarei ele antes de o oitavo ser lançado aqui, e terei de esperar, realmente triste.

Recomendo a saga a todos, bem como todos os outros de Bernard Cornwell. Não lí todos óbvio, mas é um excelente escritor. A forma como ele conta a história, a partir do ponto de vista do personagem em sí, de o protagonista narrando a própria história, é a que deixa melhor.
Para os que não conhecem, conta a história de Uhtred de Bebbanburg (o Castelo de Bebbanburg), que junto de seu pai tenta expulsar um exército de Dinamarqueses quando estes invadem sua terra e assassinam seu irmão mais velho.
Porém algo muito improvável acontece...
E não direi mais, pois eu estou já considerando isto spoiler demais. Haha
Há figuras notáveis e que realmente existiram na história, como Alfredo, Ragnar, Ubba, Ivar, e até mesmo, segundo Cornwell, o próprio Uhtred, o qual é descendente... Porém a história de todos é contada pelo autor de uma forma romantizada.

Para quem já leu, gostou, e ainda não sabe, e para quem vai ler, e com certeza vai gostar e também ainda não sabe (ou talvez já, caso tenha olhos afiados para as telas da televisão), a BBC vai estreiar uma série sobre o livro, entitulada "The Last Kingdom".
Estou ansiosamente esperando por isto! Acho que ano que vem já é lançada.

Mas sem mais delongas sobre o foco do post em si, vamos em frente...

Eu gostaria de falar sobre destino. O Wyrd. As Nornir.



Vocês acreditam em destino? Acreditam que haja O Destino? Algo que rege nossos passos, algo que já esteja escrito e etc?

Acho que antes de tudo temos que procurar entender o que poderia vir a ser O Destino.

Começando pelo livro, o qual me trouxe a vontade de escrever sobre, onde Uhtred aprende com o passar do tempo que o destino é inexorável, e pra tudo ele cita a maravilhosa frase "Wyrd biõ ful ãræd". haha
Na verdade, ele passa a acreditar que não importa quaisquer que sejam suas ações, A Nornir sempre controlarão sua vida, e ele sempre fará o que elas decidirem.

A função real delas "é controlar (muito embora na mitologia nórdica e na religião odinista o destino seja mutável) a sorte, o azar e a providência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos homens, dos Aesires, dos elfos, dos anões, etc".
Ou seja, isso nos leva a entender que o destino, ao mesmo tempo que pode ser mudado, não pode.



 - Atenção agora para possíveis spoiler!!! -

No decorrer do livro, Uhtred faz diversos juramentos à diversas pessoas. Então ele faz a seguinte pergunta a si mesmo: "Se as fiandeiras (as Nornir) estão sempre tecendo os fios de nossas vidas, e controlando nosso destino, por que diabos fazemos juramentos?".

Ele então, depois de pensar, passa a acreditar que juramentos são a forma que os homens encontraram de determinar o destino já imposto pelos deuses.

Um pensamento interessante e com fundamento. Afinal, não adianta eu prometer que irei servir à determinada pessoa para sempre, se meu destino já está traçado; Poderá chegar amanhã, e por quaisquer motivos que sejam (e óbvio, maiores e talvez necessários), eu acabar por quebrar este juramento. Ou seja, juramentos não servem para porra alguma pois o destino existe, você só irá desapontar pessoas, deixá-las bravas e/ou tristes.
Poderei fazer planos, me esforçar para conseguir algo, mas não adianta, se não for para ser, não vai ser.

Algo pode lhe ser tirado, porém algo também poderá lhe ser dado... O que lhe é retirado, é para que que surja um lugar para uma nova oportunidade, resta a você saber enxergá-la e aproveitá-la, assim como Uhtred passa tentar a fazer.

"Então, se o destino é feito pelos deuses..."

NÃO!

haha

Vamos tentar entender agora, de uma outra perspectiva...


"As coisas acontecem como querem, e não há necessidade alguma de correr a seu encontro." - Barbárvore (Treebeard), em O Senhor dos Anéis.

Paremos para pensar, se tudo que está para vir, já está escrito, então não há necessidade de ficarmos nos preocupando com tudo, correto?
Por exemplo, imagine uma estória onde há o Herói, o Vilão, e o Sábio.
Imaginou? Perfeito.
O Herói vai consultar o Sábio, e este diz que o Herói vencerá o Vilão.
O vilão também resolve ir consultar o Sábio, mas para ele, o Sábio diz que o mesmo será derrotado.
E o que acontece é o inverso: O Herói sai derrotado, e o Vilão sai vitorioso.
Qual o motivo disso?
A resposta é simples: "Isso é burrice cara.".
uehASUEhuAHuehsA
Não, mas sério agora: Má interpretação.

O Herói foi derrotado pois teve a certeza de que venceria, e acabou sendo um relaxado para com tudo que envolvia a batalha com o Vilão.
O Vilão vence, pois sabendo que a derrota era iminente, resolve fazer de tudo para vencer. E vence.

Mas também pode acontecer o inverso; Pensem, O vilão com a previsão do sábio, fica com receio de travar uma batalha, e o herói, mais confiante. O Vilão passa a hesitar em seus atos, ao contrário do herói. No fim, o Herói vence, e o Vilão perde.
E agora lhes pergunto: Qual a causa disto? A previsão estava correta?
NÃO!
O que aconteceu, foi apenas a consequência pelas decisões de ambos, tomadas ao longo da estória. Talvez se o Vilão não tivesse se abalado com as palavras do Sábio, não teria hesitado tanto, e talvez pudesse ter vencido.

Não é pelo motivo de "as coisas acontecerem como querem", que não devemos dar nosso toque na hora de fazer o bolo. Se todo mundo ficasse parado, a terra apenas giraria e uma hora todos ficariam cagados.

O Destino meus caros, existe, mas ele é dependente de nós, de pessoas, sem nós, não existe o destino. O destino nos ajuda a moldar ele próprio. E ele só existe quando mais de uma pessoa atua para isto.

E o destino nos concede oportunidades (como já dito acima), e devemos saber enxergá-las e interpretá-las para usá-las a nosso favor;

O destino pode me tirar meu trabalho hoje, por conta de apenas meu chefe ter acordado virado no Jiraya, e eu sairia daqui e voltaria para minha cidade talvez, e o destino continuaria agindo; Abalado, poderia conhecer um futuro chefe na fila do supermercado. Ou quem sabe, já que sem emprego e procurando anúncios, não pudesse finalmente ver outra oportunidade de emprego?

Tentando entender melhor...

Imaginem um rapaz e uma garota. Ambos pegam transporte público para fazer o que quer que seja durante a manhã.
O rapaz sempre sái de casa às 10h, e a garota às 11h (por que eu quero que ela seja preguiçosa! haha brincadeira, mas enfim).
Eles pegam sempre a mesma linha de ônibus, porém nunca se encontram, pois possuem horários diferentes.
Agora vamos colocar dois exemplos:
Um belo dia, o rapaz sai mais tarde para ir ao trabalho (ou a mulher acorda mais cedo, vocês decidem, whatever), e ele acaba encontrando ela no ônibus. Ambos trocam olhares, e ele se apaixona por ela, assim, amor à primeira vista, ela também pode sentir ou não uma atração por ele. Porém, ele sabe que dificilmente a verá de novo, pois ele saiu mais tarde, ela não (apesar de ela não saber disso). Então ele resolve encarar isso, como destino, algo que resolveu fazer os dois se encontrarem ali.

Mas, a verdade, é que isso não é destino meus amigos! Vamos colocar isso como pura coincidência. Ela estava fazendo o seu trajeto normal, nada alterado. Apenas ele quem não. Tá que ajudaria ele sair mais tarde todo dia, mas nem tudo é perfeito, não se dá para ter o luxo de mudar horário do serviço quando bem entender, e para ela, poderia até encontrá-lo ali novamente, afinal, ela não sabe que ele está atrasado.

Agora imaginem que, o rapaz (novamente) sai atrasado para o trabalho, pouca coisa, e a garota, no mesmo dia, resolve ir mais cedo para o trabalho. Ambos não estão nem tanto atrasados e nem adiantados, e ainda sim, se encontram no ônibus para seus destinos. Ele sabe que está vendo ela ali, pois em seu horário normal, ela nunca está presente, e ela pensa a mesma coisa. E aí é que entra o destino, pois se ambos sentem uma atração pelo outro, diferente da situação anterior, sabem que só estão em companhia um do outro por conta de algo fora do comum ter acontecido, e é isso que os fariam agir ali, a trocar telefones ou o que quer que seja: A incerteza de que poderiam ver um ao outro novamente.

Isso meus caros, é o destino.

Outro exemplo:
Imaginem que uma senhora sai para ir ao mercado num dia qualquer, e é atropelada por um ônibus (infelizmente) e MORRE, a ambulância e paramédicos, chegaram atrasados.
Agora, por quais circunstâncias a senhora morreu?
Pelo atraso da ambulância? Pelo motorista irresponsável de ônibus? Ou por ela simplesmente ter saído de casa?
Ela morreu, por conta do destino.
O motorista do ônibus infelizmente atropelou a senhora, pois um passageiro o fez parar por 15 segundos quando correu atrás do mesmo. Esses 15 segundos foram suficientes para que o motorista do ônibus infelizmente tivesse seu caminho cruzado com o da senhora em sua incansável busca pelas ameixas no mercado, e quando esta foi atropelada, os paramédicos chegaram tarde devido ao trânsito intenso por conta de um carro que quebrou e travou outros veículos na avenida que os levariam ao acidente do ônibus.

Isso, infelizmente, também é o destino.

É algo que acontece, não há como prever. Pessoas mudando a vida de outras pessoas sem saber e criando assim o destino. O destino é aquilo que age sobre mais de uma pessoa, fazendo com que as mesmas acabem por moldá-lo, sem perceber que o estão fazendo.

Nada está escrito. O seu final para tudo (à exceção da certeza de morte) é incerto. Podemos forçar algo sim, mas acredite e aceite, algumas coisas não são para ser, nem toda água mole, de tanto bater, fura a pedra dura.

Mas pessoas, gostaria de ressaltar algo:

Tudo o que disse até agora, não quero que entendam que estou colocando como uma verdade absoluta (apesar de em alguns momentos poder parecer).
Assim como Uhtred, e também diferente, fiz e compartilhei o meu entendimento sobre o Destino.
Diferente, pois me tornei cético ao longo do tempo, e já não acredito mais em deuses, porém, acho muito legal toda a religião e mitologia por trás disso tudo. Gosto principalmente da cultura pagã, celtas, vikings, amo ir em festivais do tipo. Carrego até em meu colete o Mjölnir (Martelo de Thor). haha
Mas infelizmente, cultuar deuses agora, já não é mais para mim.

O intuito do post foi apenas fazer com que as pessoas possam refletir mais sobre isto. Haverão os que concordarão comigo, e os que não, e estes, eu gostaria que, se tiverem algo a compartilhar, para dizer, conhecimento nunca é demais.

No mais, espero que tenham gostado, sei que escreví muito, mas agradeço de coração àqueles que leram tudo.

"O que tiver de ser, será." - Odin, Pai de Todos

2 comentários:

  1. Eu aqui lendo seu post, seria destino ou conhecidência? rs

    ResponderExcluir
  2. Eaí Julio, boa tarde!

    Cara, acho que depende; se você pensou em destino e abriu o google pra procurar sobre beringela, mas o resultado sugeriu isso aqui, creio que coincidência, agora, se você pensou em destino, procurou sobre destino, acho que foi seu destino te mostrar este artigo. Aliás, talvez você já estivesse destinado a chegar a tal ponto.

    Seu comentário é antigo, de 2016, e o texto que escrevi é de 2014: desde que postei, se passaram dois anos até seu comentário, e se fosse naquela época, eu provavelmente teria respondido de uma maneira diferente da que responderia em 2014, e com certeza diferente da que estou te respondendo agora.

    Em meus estudos, cheguei à descoberta e conclusão que isto está diretamente ligado á Teoria do Caos, é complicado, mas já fazem 5 anos, as pessoas mudam, e creio que você também deve ter mudado.

    Podemos discutir mais sobre, pode postar aqui se quiser (caso leia novamente), eu vou estar dando uma olhada por aqui sempre agora, e quem sabe postando coisas novamente.

    Obrigado por ter lido o artigo, fico muito agradecido, mesmo.

    ResponderExcluir